Andar e Comer

27-04-2020

Por mais que as pessoas te falem e contem sobre sua experiência de um intercâmbio, você só entende a dimensão do quanto é intenso quando está lá.

Depois do meu primeiro banho frio, numa temperatura de 10 graus, encontrei um brasileiro na cozinha da casa que ficaria por duas semanas.

Finalmente entendi por que tinha horários específicos para a água quente, o sistema de aquecimento da casa era um tal de boiler, para ter banho quentinho era bom acordar cedo e ser uma das primeiras pessoas a tomar banho ou então deixar para a tarde, horário que a maioria dos estudantes não estavam em casa.

Consegui leite quente e um pão com manteiga, descobri onde ficava os mercados mais próximos, onde tinha lavanderia, onde comprar um chip para meu celular e ganhei companhia para meu primeiro tour pelo bairro.

Aquele céu cinza, a chuva caindo do nada, o vento frio, descobrir que para atravessar a rua deveria olhar primeiro para o lado direito e depois o esquerdo. Na primeira olhada para o lado esquerdo, ouvi: "Pra facilitar para você, olhe no chão, está escrito e identificado com uma seta para onde deve olhar". Logo vi:

Right and Left!

Eu nem processava tanta informação que aquele menino me falava, cuidados, dicas do que comprar no mercado.

"Pode deixar: te ajudo com o fogão, te explico sobre a geladeira, ah se quiser lavar roupa em casa te ensino a usar a máquina, a não ande pelo bairro tal, lá não é legal, blá blá blá blá blá".

Era meu primeiro dia em Dublin, eu estava exausta, não tinha conseguido dormir, escureceu na noite anterior por volta das 22h30, às 4h da manhã estava claro, eu estava num fuso horário com 4 horas a mais.

Minha aula começaria as 13h45 e descobri que em 30 minutos andando eu chegava lá.

Bora andar até lá!

Não saber nem pra que lado ir, ficar totalmente dependente do Google Maps.

Lembrei que estava com fome, parei numa lanchonete, não vi coxinha, esfiha, pão de queijo ou qualquer coisa que me parecesse familiar. Olhei o cardápio não entendi nada!

Olhei o balcão e nada me agradou. Comprei uma Coca-Cola.

Superei a primeira aula, vários brasileiros, que maravilhoso!

Mais duzentas mil dicas e conselhos!

Na volta para casa fiz minha primeira compra, bom, se colocar bacon o feijão fica bom, era a dica mais valiosa!

Chuva, frio e vento!

Um banho quente! Não foi desta vez, a água não esquentou!

Com bacon o feijão fica bom mesmo. Subi a escada do beliche, eram 22h o céu ainda estava claro, mas o corpo exausto dormiu rápido desta vez. Mas já sentia saudade da minha cama!