Desenvolva seu olhar para florescer seus talentos.

18-09-2020

Investigação apreciativa é uma metodologia de mudança, criada em 1980, na concepção de tese de doutorado de David Cooperrider, a partir de sua pesquisa, o autor observou que as pessoas estavam muito mais abertas a mudanças e se permitiam muito mais mudar, quando eram questionadas a respeito do que era positivo e não do que era negativo, ou do que lhes faltava.

Perceber que temos o suficiente para seguirmos torna o processo mais fluído e leve, ter o olhar para o positivo não é romantizar e esconder o que não funciona, mas mudar a perspectiva do olhar e potencializar suas forças para inclusive lidar melhor com as fragilidades ou pontos de desenvolvimento.

Nos sentimos inspirados, valorizados e renovados ao nos conectarmos com as experiências que sentimos mais motivados e repletos de alegria e orgulho, pois sentimos a vibração de estarmos conectados com quem somos na essência, nossa verdade, como ela é, com acertos e erros. 

Segundo conteúdo publicado na revista Coaching Brasil em janeiro de 2019, consultorias que utilizam esta metodologia e já aplicaram com cerca de 2.500 pessoas, apresentam, diversas perspectivas, práticas, iniciativas, conceitos e exemplos para a transformação da consciência humana e, portanto, de todos nós, para uma vida com mais satisfação e positividade.

Temos um viés gigante da negatividade em nossa forma de perceber o mundo!

Minha experiência com desenvolvimento de pessoas me mostra que isso bloqueia o processo de aprendizagem, deixando as pessoas muito mais conectadas aos medos de fracasso, rejeição ou até mesmo do sucesso.

Basicamente a metodologia, utiliza perguntas que treinam o pensamento a perceber e apreciar as conquistas, com permissão para florescer o sentimento de orgulho e alegria, pois você começa a notar suas habilidades e talentos!

Alegria pelas experiências de sucesso e disposição para desvendar os aprendizados nas situações de dor e sofrimento. A investigação apreciativa, se ocupa daquilo que serve de alicerce e força propulsora positiva para as realizações do presente e futuro.

As etapas são conduzidas através de conversas com perguntas para estimular essa nova forma de olhar, e isso é extremamente poderoso para as pessoas e os ambientes que fazem parte, sejam familiares ou no trabalho.

O fluxo acontece num ciclo em 4 Ds.

1 Discovery (descoberta) - Onde tem mais vida? O que pode ser melhor do que já é?

Apreciar e agradecer!

2 Dream (sonho) - O que você deseja fazer? O que você faria se não tivesse medo?

Criar e ousar!

3 Design (desenho) - Como você pode fazer? O que você já sabe para fazer?

Experimentar e a aprender!

4 Destiny (destino) - Quando fará? O que você ainda precisa?

Agir e realizar!

Você tem o suficiente para fazer o que quer e sabe onde encontrar o que é necessário para expandir.

Experimente se fazer estas perguntas e perceba o que descobre.

Já te adianto que descobrirá muita coisa boa!


Claudiane Teixeira